Dúvidas: casamento civil e casamento gratuito



Eu vou contar a minha experiência para vocês, porque antes de casar eu li muito sobre isso e além de não entender muito, ficava com mais dúvidas ainda, achava que seria um pesadelo marcar o casamento no civil, mas foi a coisa mais fácil do mundo.

Cinco meses antes meu noivo (agora esposo), foi no cartório da nossa região pedir informações sobre quando ir dar entrada nos papeis, que documentos levar. É muito importante que você vá antes no cartório da sua cidade ou município, porque cada um tem um procedimento, não se baseio no meu, eu me casei no cartório de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo. E então a moça que trabalhava lá disse para voltarmos quando faltasse 30 dias para a data, isso mesmo 30 dias.

QUAIS DOCUMENTOS LEVAR

  • RG
  • CPF
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO ( A MAIORIA DOS CARTÓRIOS ESTÁ PEDINDO QUE  FAÇA UMA NOVA, E QUE TENHA SIDO FEITA NO MAXIMO 6 MESES ANTES)
  • CARTEIRA DE IDENTIDADE (OU CNH)
  • COMPROVANTE DE RESIDENCIA
  • CARTEIRA DE TRABALHO (CASAMOS DE “GRAÇA” SÓ PAGAMOS O VALOR DO EDITAL DE R$30,00)


TESTEMUNHAS

É obrigatório 2 testemunhas para você marcar o casamento, devem levar o RG, elas necessariamente não precisam ser os padrinhos que vão assinar o casamento no dia, você pode levar duas pessoas que estejam disponíveis no dia que for marcar o casamento, e tem o prazo de 5 dias úteis para levar os padrinhos munidos de RG também e colocar eles no lugar das testemunhas que foram no dia marcar. 


Mas também você já pode levar os padrinhos oficiais, assim que eu fiz, levei meus dois padrinhos no dia que fui marcar e deixei tudo certo.

PROCEDIMENTOS PARA MARCAR O CASAMENTO

Casamos dia 19/03/2016 é no dia 19/02/2016 fomos ao cartório marcar, faltando um mês como a funcionária do cartório nos orientou, chegamos lá cedo, porque meus padrinhos iam trabalhar, e fomos rapidamente atendidos.
Entregamos a moça do atendimento os nossos documentos, foi feito um cadastro no sistema, ela nos deu alguns papeis para confirmar as informações, e assinar, também pediu informações como nome dos pai e mãe e profissão e residência deles .
Depois ela pediu a documentação dos padrinhos, eles também precisam confirmar o endereço deles, eles assinaram o papel que ela deu.

E suas certidões de nascimento ficam com o cartório, eles pegam e no dia do casamento dão a certidão de casamento.

CASAMENTO GRATUITO

A muitas divergências, cada pessoa fala uma coisa, como disse essa foi minha experiência, para o casamento gratuito eu e meu noivo comprovamos que na época não trabalhávamos, isso com a carteira de trabalho, apenas isso e mais nada, a funcionária do cartório lá mesmo fez uma declaração de pobreza no qual nos dois assinamos e pronto.

Depois disso só aguardamos nosso grande dia, nesse tempo de 30 dias foi feito os proclamas que são os editais que saem no diário oficial da sua cidade ou em jornal de grande circulação, saem 3 editais antes do casamento.

Essa é minha experiência, mas sempre consulte o  cartório da sua região, não adianta se basear no cartórios de outras cidades, tire um tempo para ir lá, afinal faz parte da organização do seu casamento e merece atenção.

Beijo!

Conheça nosso grupo no Facebook clicando aqui

Share this:

Participe da Conversa

    Comentários do Blog

0 comentários :

Postar um comentário