Vou casar, por onde começo?



Dúvida cruel essa daqueles que recentemente decidiram se casar, confesso eu também tive dúvidas, eram tantas as informações que eu não sabia o que era primeiro, o que não era. Já vi vários artigos mostrando mês a mês, mas para mim não serviu, com certeza para outras sim, a maioria desses artigos começam a contagem perfeita um ano antes, e tem pessoas que decidem casal faltando sete meses por exemplo, ou três anos antes, esse foi meu caso, não dá para se basear nesse tempo pré determinado. Por isso vou mostra como é mais fácil você organizar seu casamento fazendo uma tradicional lista de tudo que deve fazer.

Decida a data do casamento – Decidiu? Agora você pode ler as informações abaixo

Primeira etapa de todas, faça a lista de convidados para poder orçar tudo daqui para frente.

Procure uma cerimonialista ou uma empresa que organiza casamento, isso será necessário se você não souber organizar sozinha e não tiver ninguém que possa ajudar, eu não tive cerimonialista porque o tipo de cerimonia e recepção que fiz foi muito pequena e eu fiz quase tudo e tive ajuda. E claro se você tiver uma cerimonialista ela vai fazer tudo para você, e você não vai precisar se preocupar.

Fiz uma uma lista de tudo que é necessário, não tem uma ordem certa, o importante é o quanto antes contratar o serviço e ir pagando irá aliviar o stress quando estiver perto da data.

  • Veja o local, igreja, salão, chácara para depois decidir o horário.
  • Alugue seu vestido o quanto antes, se você não for pagar à vista, vai suavizar as parcelas.
  • Alugue terno do noivo.
  • Decida o tema e cores da sua decoração.
  • Contrate uma decoradora, para decorar a cerimonia e a festas, a não ser que você seja muito boa ou tenha alguém que vá ajudar, pois no dia é muito corrido para você fazer sozinha.
  • Alugue os provençais e se precisar de mesas e cadeiras, também o quanto antes for alugado as parcelas serão suavizadas.
  • Decida o tipo de comida que irá servir em seu casamento depois procure um Buffet que já faz tudo e tem garçons, ou você pode contratar separado, cozinheira, copeira e garçons, e claro se tiver alguém da sua família que falou que irá fazer essa parte, já deixei eles ciente que é um grande compromisso e a falta deles podem arruinar sua festa.
  • Decida como será seu convite, veja modelos antes na internet, se o casal não tiver tempo de fazer o próprio convite vá a uma gráfica que eles montam arte e imprimem também, deixam tudo perfeito, agora se você quem vai fazer você pode procurar modelos editáveis na internet, aqui no blog tem vários.
  • Decida quem serão seus padrinhos, mas convite aqueles que realmente estão sempre com vocês, na boas e más horas, não existe um número de padrinhos certo, chamem quem vocês achem importante.
  • Comece a pesquisar como será feito o convite dos padrinhos, ou mande fazer ou faça vocês mesmo, é muito importante chamar os padrinhos pelo menos 6 meses antes, porque eles devem procurar roupa para alugar e reservara data.
  • Verifique quem serão seus pajens e daminhas, depois alugue os trajes deles ou então pergunte aos pais se eles tem condições de alugar.
  • Faça o convite dos pajens e daminhas, tem alguns muito fofos com doces ou livros de colorir.
  • É importa que pelo menos 6 meses você vá ao cartório da sua região e pergunte o que é necessário de documentos e quanto tempo antes deve ir lá marcar a data, cada cartório é de um jeito, tem valores diferentes.
  • Decida qual serão as lembrancinhas dos convidados, pais, padrinhos e pajens, se serão diferenciadas, já procure alguém que faça para encomendar ou faça você mesmo, tem várias opões fácies e baratas como suspiros, pão de mel e várias outras.
  • Verifique as músicas que irão tocar no casamento, entrada dos padrinhos, noiva e noivo, pastor, ou contrate uma pequena orquestra se for necessário.
  • Contrate DJ pata festa de casamento.
  • Nesse tempo já comece a organizar seu chá de cozinha, ou dos noivos, eu fiz 3 meses antes, mas não tem meses certos, se tiver alguém muito próximo, uma amiga, amigo, irmãos que possam ajudar deixem essa tarefa para eles, além de tirar o peso de vocês, eles demostraram o carinho que sentem por vocês.
  • Já verifique onde você vai se arrumar, fazer o cabelo a unha, se vai fazer dia da noiva ou se vai apenas no salão fazer o cabelo, já deixe marcado e já vá pagando também.
  • Buque de noiva, já veja se será artificial ou natural, quem ira fazer, ou onde vai comprar
  • Buque das daminhas, corsages para madrinhas
  • Lapela do noivos, padrinhos e pajens.
  • Papelaria do casamento, pode ser as placas que os noivinhos entram na igreja , tags de lembrancinhas, tag de alimentos se for utilizar, e muitas outras.
  • Muito importantes meninas façam os exames pré-nupciais, eu não consegui fazer, dependia do SUS e ia demorar muito, mas assim que casei 1 mês depois já fiz no médico, e ele também deve ir viu, já deixe ele avisado, esse exame é muito importante porque pode detectar alguma doença, saber se a incompatibilidade entre você e seu noivo que possa futuramente trazer algum risco a lima possível gravides, também para saber a fertilidade de vocês. Não deixem de ir!
  • Sobre os Diys se não tiver tempo pague alguém ou deleguem tarefas, quando eu casei fiz uma lista como essa, coloquei tudo que eu tinha que organizar e coloquei quem era responsável por cada coisa que tinha que fazer, ficou bem mais fácil.
  • E claro não esqueça de pesquisar onde vai passar a lua de mel.


Eu organizei meu casamento, e para mim foi tranquilo porque eu sou artesã e trabalho com flores, e melhor eu trabalho em casa, tinha mais tempo para fazer tudo. Eu fiz centro de mesas, envelope do convite de casamento, fiz a decoração do lugar no dia, eu fui comprar as flores no CEAGESP, fui atrás de tudo. Foi tudo simples, mas saiu como eu planejei, mas isso vou contar em outro texto aqui no blog.

Share this:

Participe da Conversa

    Comentários do Blog

0 comentários :

Postar um comentário